top of page

Viajando pelas origens dos cocktails da América Latina



Hoje trazemos-te um convite para viajares connosco. Vem explorar a América Latina através dos cocktails enquanto saboreias o Verão em cada gole. Com as temperaturas altas e os dias longos, nada melhor do que 5 cocktails clássicos e refrescantes.


Prepara-te para explorar a fascinante história por trás de cada bebida e viajar por 5 países da América Latina através do paladar. E se procuras a frescura nos teus copos, não te preocupes! Também partilhamos as receitas de cada cocktail para que possas trazer um pedaço de Verão aos brindes.


Embarca connosco numa jornada pelos cantos mais refrescantes e clássicos da cultura dos cocktails latinos!



CUBA (MOJITO)


Das ruas coloridas de Havana a melodia da música que ecoa nas praças, cada canto de Cuba conta uma história. Mergulha nas maravilhas deste país através do seu cocktail mais icónico feito num misto de rum branco, hortelã, limão, açúcar e água com gás: o Mojito.



A HISTÓRIA DO MOJITO

O Mojito surge no século XVI quando, durante a conquista da ilha de Cuba pelos espanhóis, estes trazem consigo a cana-de-açúcar e a hortelã (elementos fundamentais do cocktail).


Com ingredientes considerados benéficos para a saúde - como o rum, o açúcar, a hortelã e o limão, o Mojito foi inicialmente criado como uma bebida medicinal para combater doenças tropicais e tratar problemas de digestão. Foi nos anos 1800 que ganhou a forma de cocktail como hoje é conhecido, tendo evoluído para uma bebida de eleição por entre os clientes dos bares e restaurantes de Havana.


Graças a personalidades como o escritor americano Ernest Hemingway, fã da bebida e dos bares de Havana, o Mojito destacou-se internacionalmente. Hoje, é apreciado por todo o mundo graças à sua mistura refrescante de sabores.



A RECEITA

Ingredientes:

50 ml de rum branco 25 ml de sumo de limão 10 folhas de hortelã 1 colher de sopa rasa de açúcar Água com gás a gosto Gelo a gosto

Modo de preparação:

  1. Num copo, adiciona o sumo de limão, o açúcar e mistura para dissolver.

  2. Com um pilão ou com as mãos, esmaga as folhas de hortelã, coloca no copo e mistura.

  3. Acrescenta o rum e mistura.

  4. Coloca o gelo e completa com a água com gás.

  5. Decora com folhas de hortelã e serve.

 

PORTO RICO (PIÑA COLADA)


Com praias de areias douradas e florestas tropicais fascinantes, Porto Rico oferece uma mistura única de cores e paisagens incríveis. A juntar a isto, traz-nos um cocktail doce e refrescante, numa mistura cremosa de rum, sumo de ananás e creme de coco: a Piña Colada.



A HISTÓRIA DA PIÑA COLADA

Original de Porto Rico, a Piña Colada é uma bebida cuja história ainda causa controvérsia. Embora ainda haja disputas sobre a sua origem, ela está envolvida em algumas possíveis histórias.


Uma das histórias mais aceites diz que Ramón “Monchito” Marrero” - bartender no Caribe Hilton, em San Juan - foi desafiado em 1954 a criar um cocktail novo que capturasse o espírito tropical da ilha. Após várias combinações, chegou finalmente à mistura de ananás fresco, sumo de coco, rum branco e gelo, dando origem à famosa Piña Colada.


Outra história diz-nos que esta bebida era popular entre os piratas do século XVIII, que misturavam ananás, sumo de ananás, coco e rum para terem uma bebida refrescante nas suas longas viagens pelo mar.


Embora não haja certezas quanto à sua história, a Piña Colada é sem dúvida um ícone cultural de Porto Rico, tendo sido oficialmente declarada a bebida nacional deste país em 1978. Hoje, é apreciada em todo o mundo graças ao seu poder refrescante, transportando quem a bebe para as praias tropicais e estilo de vida descontraído da ilha.



A RECEITA

Ingredientes:

30 ml de rum Branco

90 ml de sumo de ananás

30 ml creme de coco – (pode ser substituído por leite de coco)

Muito gelo

Cereja e/ou um pedaço de ananás (para decorar)


Modo de preparação:

  1. Mistura todos os ingredientes com muito gelo num liquidificador até ficar homogéneo.

  2. Despeja numa taça ou copo gelado.

  3. Serve com uma palhinha.

  4. Decora com a cereja e/ou um pedaço de ananás.

 

MÉXICO (MARGARITA)


Com uma história que se estende por milénios, o México é um caldeirão de culturas antigas e influências modernas, refletindo-se na sua arte, gastronomia e celebrações vibrantes. Numa terra de contrastes fascinantes, não podia faltar um cocktail de contrastes: o doce do licor de laranja equilibra o sal à volta do copo e o sabor forte da tequila nas maravilhosas Margaritas.



A HISTÓRIA DA MARGARITA

Assim como a Piña Colada, também a Margarita causa disputa quanto à sua origem, havendo várias histórias que se destacam.


Uma das narrativas diz-nos que um bartender mexicano, Carlos “Danny” Herrera, inventou este cocktail em 1938. Graças a uma cliente americana do bar Rancho La Gloria, em Rosarito, que era alérgica a todas as bebidas exceto tequila, Carlos criou um cocktail para ela. Misturou tequila, sumo de limão e Cointreau (um licor de laranja) com gelo e batizou a bebida “Margarita” em homenagem à cliente que se chamava Marjorie King.


Outra história assume Margarita Sames, uma socialite americana, como a criadora da bebida em 1948, na sua casa em Acapulco. A mistura envolvia tequila, sumo de limão e Cointreau e foi servida a todos os seus convidados, inclusiva a Tommy Hilton. Diz-se que ele gostou tanto da bebida que a inclui no seu menu de cocktails do Hilton Acapulco.


Embora não haja certezas, sabe-se que a Margarita se tornou popular nos anos 50 e 60, tendo-se tornado num dos cocktails mais pedidos em bares e restaurantes.



A RECEITA

Ingredientes:

Gelo a gosto

1 colher de café de sal marinho

2 colheres de chá de Cointreau

3 colheres de chá de sumo de limão

1 fatia de limão

40 ml de tequila

Modo de preparação:

  1. Esfrega a fatia de limão na borda de um copo, coloca sal espalhado num prato e encosta a borda do copo no prato para fazer a crosta de sal no mesmo.

  2. Coloca num shaker o sumo de limão, licor, tequila e cubos de gelo.

  3. Agita bem e despeja no copo eliminando as pedras de gelo.

  4. Serve.

 

BRASIL (CAIPIRINHA)


Com paisagens exuberantes, cidades animadas e cultura rica, o Brasil é um verdadeiro paraíso de diversidade. De samba no pé e cores nas ruas, este país traz-nos um sabor único que dança nos paladares. Preparada com cachaça, limão, açúcar e gelo, a Caipirinha é o cocktail refrescante perfeito para saborear o Verão brasileiro.



A HISTÓRIA DA CAIPIRINHA

A Caipirinha surge no século XIX quando a cachaça - uma aguardente de cana-de-açúcar - era uma bebida popular entre os “caipiras” (trabalhadores rurais). Naquela altura, misturava-se açúcar e limão na cachaça para melhorar o sabor forte da bebida.


Embora não haja registos da data nem da pessoa que a criou, acredita-se que a evolução da cachaça misturada com limão e açúcar deu origem à Caipirinha. Assim, os caipiras conseguiam desfrutar da cachaça local, amenizando o seu sabor alcóolico.


Ao longo dos anos a sua popularidade foi crescendo, tornando-se num elemento essencial nas celebrações brasileiras, principalmente nas festas e carnavais.


Hoje, é apreciada em todo o mundo como um dos cocktails mais emblemáticos do Brasil, transportando-nos para a alma descontraída e alegre do povo brasileiro.



A RECEITA

Ingredientes:

1 limão grande

2 colheres de açúcar

gelo a gosto

cachaça


Modo de preparação:

  1. Pega no limão, coloca-o na horizontal e retira as duas pontas. Vira-o na vertical e corta-o ao meio. Retira o meio (parte branca) do limão e corta em fatias.

  2. Coloca o limão fatiado e duas colheres bem cheias de açúcar dentro de um copo próprio para a bebida e com um pilão espreme até que saia todo o sumo do limão.

  3. Coloca pedras de gelo até quase encher o copo (aproximadamente 12 pedras pequenas de gelo) e enche o copo com a cachaça.

  4. Mexe bem com uma colher ou coloca num shaker e serve-te.

 

Seja pelos seus países, seja pelo sabor refrescante, estes cocktails remetem-nos para uma vibe alegre e de Verão. Agora que já conheces as suas histórias curiosas e fascinantes e tens as receitas, nada melhor do que pôr em prática.


Está na hora de criares o teu cocktail num copo personalizado!

Comments


bottom of page